A Multi-Lingual Scientific (MLS) Journals é uma editora de acesso aberto com sede em Santander (Espanha), nascida com o objetivo de divulgar manuscritos de qualidade em diferentes disciplinas que cobrem os temas mais relevantes da atualidade. p>
O grupo de revistas que compõe a MLS aceita trabalhos inéditos em inglês, espanhol e português, oferecendo, qualquer que seja o idioma de submissão, uma tradução em inglês sem custo para o autor, realizada por uma equipe de profissionais altamente qualificados. p>
Todos os periódicos seguem um processo editorial rigoroso baseado na revisão por pares anônima, da qual participam especialistas de diferentes países ao redor do mundo. Seu principal objetivo é servir de apoio às comunidades acadêmicas e científicas que desejam divulgar seus trabalhos com rapidez e rigor, apoiando assim oportunidades iguais para todos os pesquisadores, independentemente de sua origem.
Todas as Revistas publicam seus números semestralmente em junho e dezembro, e o processo de submissão de manuscritos permanece aberto durante todo o ano. Da mesma forma, à medida que os artigos são aprovados pela Equipe Editorial, eles aparecem na imprensa, prontos para seu formato final, para que possam ser divulgados e lidos pelos interessados no assunto.
Artigos Aceitos
Como ensinar meus alunos com alguma necessidade educacional pessoal no ensino superior? Os objetivos desta pesquisa são: a) analisar a utilização do portfólio digital como recurso vinculado à aprendizagem autorregulada por professores que atuam no Ensino Superior; b) analisar a experiência e a satisfação dos alunos com necessidades educativas pessoais relativamente à utilização do portfólio digital como recurso de autorregulação.
Para atender aos objetivos, foi realizada uma revisão sistemática da literatura e seguidas as diretrizes da declaração PRISMA para revisões sistemáticas científicas. Para a revisão metodológica foi utilizada uma das ferramentas do Instituto Joanna Briggs, especificamente o Checklist for Qualitative Research. Para conhecer o estado da arte foram utilizadas duas bases de dados: SCOPUS e WOS, compreendendo uma variabilidade temporal entre os anos de 2018 e 2022. Para este estudo foram revisados 18 artigos e os resultados obtidos são claros ao estabelecer que o uso do digital portfólio Oferece vários benefícios aos alunos que o utilizam. As reflexões docentes incentivam a sua utilização, mencionando que proporciona autorreflexão, autoeficácia, autonomia e também auxilia na continuidade no alcance dos objetivos de ensino-aprendizagem. Conclui-se que é uma ferramenta que pode ser utilizada em alunos com necessidades educacionais pessoais, pois os benefícios para a inclusão são muitos, mas o professor deve ter experiência e planejamento para que o processo e o resultado da aprendizagem sejam ótimos.
El estudio actualización curricular en la asignatura de Teoría y Metodología del Entrenamiento Deportivo (TMED) en la Escuela Superior Pedagógica de Bié, tuvo como objetivo validar mediante el coeficiente Alpha de Cronbach, un cuestionario, que evalúe las habilidades y competencias, en estudiantes de quinto año de la licenciatura en Educación Física y Deportes en la ESPB, para justificar la necesidad de una actualización curricular en la TMED, para lo cual fue conducido a partir de un enfoque cuantitativo. El diseño de la muestra adoptó la categoría de censo una vez que participaron la totalidad de los estudiantes de quinto año de la licenciatura en Educación Física y Deportes, constituidos por 29 estudiantes, de ellos 25 del sexo masculino y cinco (5) femeninas. El instrumento fundamental empleado fue el cuestionario de competencias en TMED, la consistencia interna de los ítems del cuestionario se validó mediante el coeficiente Alpha de Cronbach. Los resultados de la validación indicaron un alto nivel de confiabilidad de (α = 0.858) corroborando la consistencia interna. Los resultados de las medidas de tendencia central, dispersión y correlación entre ítems, utilizando herramientas como la prueba de Friedman y ANOVA mostró diferencias significativas, confirmando la existencia de varias dimensiones, correlaciones fuertes, moderadas y bajas entre ítems, así como una comprensión de las áreas en que los estudiantes muestran mayor o menor dominio. Se encontraron como limitaciones correlaciones débiles entre ítems lo que infiere la necesidad de una revisión y corroboración con otros métodos como el análisis factorial de ítems (IFA).
El presente estudio tiene como objeto de investigación la formación de la cultura mediática (CM), por constituir esta un pilar esencial en los marcos de la educación superior, en consecuencia, se plantea como objetivo caracterizar la CM en estudiantes universitarios del perfil de la actividad física y la salud. Para llevar a cabo la investigación se realizó una selección aleatoria de participantes que se combinó con el método de Bootstrap para conseguir una muestra final de 300 estudiantes de primero a cuarto curso académico, incluyendo hombres y mujeres, de 18 a 21 años de edad. Se les realizó una observación por pares a actividades docentes que incluían el uso de las TIC y se registraron las variables de interés de la CM incluidas en una guía de observación para este propósito. El análisis teórico aporto tres dimensiones en correspondencia con la guía de observación: expresividad comunicativa, interpretación holística y consecución lógica del contenido hipermedia; procesos que se justifican por la aparición de un nuevo texto, el hipermedia. El contraste entre los cursos para cada una de las dimensiones, empleando la prueba de Mann-Whitney mostró diferencias significativas en todos los pares comparados, hallándose mayor magnitud del efecto entre los cursos extremos (1 vs 4) y (2 vs) a favor del desarrollo de la CM. El análisis de regresión robusta y un contraste de comparación de resultados (insuficientes vs bien) mostraron que en el 3er curso se producía un cambio favorable del aprendizaje de la CM.
A educação intercultural e decolonial ainda é um desafio no contexto educacional brasileiro, especialmente considerando a implementação da Lei 11.645/2008. Este estudo analisou uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública paulistana, o CentroMunicipal de Capacitação e Treinamento Professor Lenine Soares de Jesus, em São Paulo, com o objetivo de diminuir etnocentrismos e preconceitos étnicos por meio da educação da cultura indígena. A metodologia envolveu uma intervenção estruturada em sete etapas, desenvolvida durante um curso bimestral de qualificação em Informática, incluindo pesquisa e apresentação, contação de histórias, visita virtual a aldeias indígenas, arte indígena, culinária indígena, debates e criação de jogos educativos alicerçada em uma revisão de literatura focada, principalmente em pesquisadores brasileiros e latino-americanos com estudos nas áreas de educação étnico-racial, educação decolonial e educação intercultural. Os resultados, obtidos através de uma pesquisa qualitativa utilizando a técnica da observação participante, demonstraram mudanças graduais nas atitudes dos estudantes em relação à temática indígena, evidenciando a necessidade de estudos longitudinais para avaliar impactos de longo prazo na comunidade local e no ambiente profissional em que estes egressos estiverem inseridos. A intervenção revelou que transformações culturais significativas requerem tempo e continuidade, sugerindo a importância de programas educacionais mais extensos e do envolvimento da comunidade escolar.
A logística experimenta um crescimento em seu desenvolvimento, o que exige o uso de estruturas adequadas e unidades de transporte maiores, o que também representa um impacto indireto no meio ambiente devido ao consumo de combustível e ao uso de embalagens. Introdução: Identificar as tendências da mobilidade urbana e das plataformas logísticas nas cidades intermediárias das Américas nos anos 2011-2021. Metodologia: Foi utilizado o método sintético e o método PRISMA para compilar, interpretar e selecionar os artigos científicos que foram utilizados para a construção da revisão sistemática, a amostra da pesquisa é composta por artigos científicos publicados na América Latina entre 2011 e 2021 que atendem aos critérios de inclusão de rigor científico da pesquisa. Resultados: Devido à centralização das operações comerciais nas metrópoles latino-americanas, são gerados congestionamentos de veículos, gerando atrasos e estouros de custos na cadeia logística; esse congestionamento gera maior demanda pelo uso de veículos e, portanto, um maior espetro de poluição produzida pelos combustíveis. Discussão: A tendência para o desenvolvimento de plataformas logísticas nas cidades intermédias das Américas nos últimos 10 anos procura gerar um desenvolvimento sustentável, uma vez que a descentralização das operações poderia resolver os problemas quotidianos das zonas urbanas, como o ruído, a poluição e os custos gerados numa metrópole.